Com simpatia de chefe da PF, Vinícius de Carvalho se fortalece na disputa por vaga de Dino
Ministro da CGU entra na lista de favoritos para a Justiça com rejeição de policiais federais a nome de Gleisi Hoffmann
Leonardo Cavalcanti
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, entrou na lista de favoritos para a vaga Flávio Dino no Ministério da Justiça. O nome dele tem a simpatia do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Bastidores: Carvalho ganhou força com a saída da disputa do advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias. A aliados, Messias tem dito que não quer a vaga e prefere se manter no cargo. O movimento levou parte dos petistas a defender o nome da presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Há entretanto uma rejeição ao nome dela entre policiais federais. A simpatia de Andrei Rodrigues por Carvalho, portanto, o fortalece.
Dobradinha: na manhã desta 5ª feira (7.dez), Rodrigues e Carvalho assinaram uma portaria conjunta criando grupo integrado para enfrentar os crimes de corrupção e desvio de recursos públicos no âmbito do Poder Executivo Federal. Na prática isso já ocorre, inclusive definido na portaria 2.154/2015. O ato entretanto serviu para mostrar a união entre os dois órgãos.
Simone Tebet: o presidente Lula está disposto a escolher o nome de uma mulher para a pasta da Justiça. Para Tebet, a mudança a colocaria numa pasta de maior projeção.
Outro nome: o ministro aposentado do Supremo Ricardo Lewandowski tem também a simpatia de Lula, pois teria condições de criar um consenso entre petistas e poderia isolar uma guerra interna entre partidos da base pelo posto de Dino.