Publicidade
Governo

Em NY, Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa

Anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; compromisso ficou em 48% até 2025

Imagem da noticia Em NY, Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa
Divulgação/Marina Silva
• Atualizado em
Publicidade

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou, na 4ª feira (20.set), a ampliação do compromisso brasileiro de redução da emissão de gases de efeito estufa. A meta passou de 37% para 48% até 2025 e de 50% para 53% até 2030, corrigindo a pedalada climática implementada pelo governo Bolsonaro três anos atrás.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Vamos atualizar nossa contribuição nacionalmente determinada no âmbito do Acordo de Paris. Vamos retomar o nível de ambição que apresentamos originalmente na COP21 e que tinha sido alterado no governo anterior", disse Marina, durante a abertura da Cúpula da Ambição Climática das Nações Unidas, que acontece em Nova York (EUA).

No evento, a ministra ainda destacou o compromisso do governo brasileiro em zerar o desmatamento até 2030 e chamou a atenção para a importância da 30ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-30), que será realizada em 2025, em Belém, no Pará. "Ela será a COP mais importante, desde o acordo de Paris", disse.

+ Secretário-geral da ONU, Guterres cobra responsabilidade com o planeta

A correção do compromisso brasileiro de redução da emissão de gases de efeito estufa foi comemorada por organizações ambientais, que já esperavam o anúncio. Para Stela Herschmann, especialista em política climática do Observatório do Clima, o anúncio é um "passo adiante" no combate à crise climática. Ela aponta, no entanto, que a medida representa um percentual menor do que o Brasil realmente poderia entregar.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade