Lula afirma que discutiu "caminhos para construção da paz" com Zelensky
Presidentes de Brasil e Ucrânia se encontraram em Nova York, nos Estados Unidos
Paulo Sabbadin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou, nesta 4ª feira (20.set), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O encontro aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, onde foi realizada a Assembleia-Geral da ONU.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países", disse Lula nas redes sociais.
Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países.
? Lula (@LulaOficial) September 20, 2023
? @ricardostuckert pic.twitter.com/GESsasLlVz
Zelensky também se manifestou sobre o encontro, e classificou a conversa como "honesta e construtiva".
"Reunião importante com Lula. Após a nossa discussão honesta e construtiva, instruímos as nossas equipes diplomáticas a trabalhar nos próximos passos nas nossas relações bilaterais e nos esforços de paz. O representante brasileiro continuará participando das reuniões da Fórmula da Paz", escreveu.
Important meeting with @LulaOficial.
? Volodymyr Zelenskyy / ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) September 20, 2023
Following our honest and constructive discussion, we instructed our diplomatic teams to work on the next steps in our bilateral relations and peace efforts.
Brazilian representative will continue to take part in the Peace Formula meetings. pic.twitter.com/kC7f6MF0FZ
Em entrevista coletiva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que no encontro não foram discutidos detalhes da guerra entre Ucrânia e Rússia. Segundo ele, Lula insistiu apenas em uma negociação para que exista uma pré-disposição de ambos os lados para diminuir os efeitos nocivos do conflito.
Lula também se reuniu nesta 4ª com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ao término do encontro, os líderes lançaram a "Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras".