Brasil adia exigência de visto para turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos
Decisão aconteceu devido à isenção recíproca do documento para viajantes brasileiros e japoneses
Camila Stucaluc
O governo federal informou, na 3ª feira (29.ago), que adiou a exigência de visto para turistas procedentes do Canadá, Austrália e Estados Unidos entrarem no Brasil. Segundo o Ministério do Turismo, a cobrança do documento, prevista inicialmente para começar em outubro deste ano, passará a valer a partir do dia 10 de janeiro de 2024.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A medida precisou ser prorrogada após o acordo do Brasil com o Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para viajantes de até 90 dias. Com isso, houve a necessidade de reajustar o processo licitatório para a contratação das empresas que oferecerão o serviço de vistos eletrônicos para viajantes australianos, canadenses e norte-americanos.
Como a exigência valerá a partir do dia 10 de janeiro, os turistas dos países em questão que vierem ao Brasil até o dia 9 de janeiro estarão isentos de apresentar o visto.
+ Brasil e México adotam visto eletrônico para facilitar autorizações de viagens
"A notícia foi antecipada para beneficiar o planejamento do setor de turismo e dos turistas dos três países que pretendem vir ao Brasil a partir de outubro. É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade", disse o Ministério do Turismo.