Governo vai transferir 13 presos do Amazonas para presídios federais
Medida foi anunciada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, que afirmou que o estado enfrenta uma crise de segurança pública
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou nesta 2ª feira (24.jul) a transferência de 13 presos do Amazonas para penitenciárias federais. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa sobre as investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo Dino, o estado enfrenta uma crise de segurança pública envolvendo uma disputa entre facções e os presos que serão transferidos são membros ou líderes dessas organizações criminosas. O ministro não especificou os nomes dos detentos.
A expectativa da Polícia Penal Federal é de que haja a transferência de 13 presos faccionados ou líderes de facções no estado do Amazonas para o sistema federal, afirmou
Ainda de acordo com o ministro, o governo federal espera com a transferência prevenir uma crise "mais aguda na segurança pública do estado".
Em nota enviada ao SBT News, o governo do Amazonas informou que solicitou a transferência dos internos ao Governo Federal e que aguarda as definições que cabem ao Ministério da Justiça sobre a questão.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na semana passada, mostraram que o Amazonas é o terceiro estado mais violento do país, com taxa de 38,8 mortes por 100 mil habitantes. O estado fica atrás apenas do Amapá (50,6 mortes), que lidera o ranking, e da Bahia, com taxa de 47,1.
Confira a íntegra da nota do governo do Amazonas
"Desde 2019 o Governo do Amazonas vem empregando especial atenção ao Sistema Penitenciário do estado, com investimentos na melhoria da infraestrutura e administração das unidades prisionais e reforço nos sistemas de monitoramento e inteligência do sistema.
A Secretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) têm realizado vistorias de rotina nas cinco unidades prisionais de Manaus em que, até o momento, não foram feitas apreensões relevantes.
Todas as medidas adotadas pelo Governo do Estado têm sido comunicadas e acompanhadas pelos órgãos de fiscalização estadual e também pelo Ministério da Justiça, a quem tem sido enviadas as solicitações de apoio.
Para manter a ordem nas unidades prisionais, o Governo do Amazonas solicitou ao Governo Federal a transferência de internos para unidades prisionais federais. E aguarda as definições que cabem ao ministério da justiça sobre a questão. "
Leia também:
+ Brasil registrou quase 1 milhão de roubos e furtos de celulares em 2022
+ Regiões com mais armas registram maior aumento no número de homicídios
+ Mortes violentas recuam 2,4% em 2022 na comparação com 2021, diz Anuário