Brasil discute moeda alternativa ao dólar para comércio exterior, diz Chanceler
Mauro Vieira defende a medida, cita China e diz que muitos países se interessam
Débora Bergamasco
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse em entrevista exclusiva à apresentadora Débora Bergamasco, no programa "Perspectivas", do SBT News que o Brasil defende a criação de moedas específicas para o comércio exterior e que isso não significa a "desdolarização" da economia. O chanceler destacou que há interesse em discutir o tema com a China.
"Nós já temos esse acordo, por exemplo, com a Argentina há 20 anos. No primeiro mandato do presidente Lula, foi negociado um acordo de pagamento de moedas nacionais entre os dois países. E há essa possibilidade, existe entre outros vários países do mundo"
Veja a entrevista completa:
Quem é Mauro Vieira
O chanceler Mauro Vieira comanda o ministério das Relações Exteriores também conhecido Itamaraty. A pasta é responsável pela política externa e pelas relações internacionais do Brasil nos planos bilateral, regional e multilateral. Além disso, assessora o presidente da República na formulação da política exterior do Brasil e na execução das relações diplomáticas com estados e organismos internacionais.
Vieira foi Embaixador do Brasil na Argentina (2004-2010); Embaixador do Brasil nos Estados Unidos da América (2010-2015); Representante Permanente do Brasil nas Nações Unidas em Nova York (2016-2020) e Embaixador do Brasil na Croácia (2020-2022). Foi Ministro das Relações Exteriores do Brasil, entre 2015 e 2016. Em janeiro deste ano, assumiu como ministro das Relações Exteriores após ser escolhido pelo presidente Lula para a função.
+ Assista as últimas entrevistas do Perspectivas
+ Acompanhe as últimas notícias sobre o Itamaraty