Publicidade
Governo

Lula diz que exigências da União Europeia para Mercosul são inaceitáveis

Brasil prepara contraproposta para acordo comercial entre os blocos. Lula assume presidência do Mercosul nesta 3ª

Imagem da noticia Lula diz que exigências da União Europeia para Mercosul são inaceitáveis
Lula assume a presidência do Mercosul nesta 3ª | Foto: Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil está preparando uma resposta à carta que a União Europeia enviou ao Mercosul com exigências para o acordo entre os blocos. A declaração foi feita durante a live "Conversa com o Presidente", que foi transmitida de Puerto Iguazúonde acontece a Cúpula do Mercosul, nesta 3ª feira (4.jun).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Tal como ela foi escrita, (a carta) é inaceitável. Você não pode imaginar que um parceiro comercial seu pode te impor condições 'se você não fizer tal coisa eu vou te punir, se você não cumprir o acordo de Paris eu vou te punir'. Acontece que os países ricos não cumprem nenhum dos acordos (Kyoto, Copenhagen, Rio, Paris)", ressaltou. 

Lula vai assumir a presidência do Mercosul por seis meses; a cerimônia será realizada durante a 62ª reunião dos chefes de Estado do bloco que acontece na manhã desta 3ª (4.jun).  

Um dos principais objetivos do petista é concluir o acordo comercial com a União Europeia até o fim deste ano. O documento foi assinado em 2019, mas aguarda a ratificação de todos os países signatários. 

lula
Lula está em Puerto Iguazú para assumir presidência do Mercosul | Reprodução????

Meio ambiente

O presidente voltou a destacar a questão ambiental durante a live. Ele admitiu que mudou o entendimento sobre o tema e defendeu mais educação sobre o meio ambiente.

"A questão ambiental era um pouco coisa de 'bicho grilo', era uma coisa de muita modernidade, de muita gente jovem avançada. Graças a Deus eles foram persistentes; grupos como Greenpeace, que parecia radical, mas, no fundo eles estavam cumprindo sua obrigação para que a humanidade tivesse consciência da gravidade do problema", disse. 

Na entrevista, Lula também falou sobre futebol, principalmente o feminino, que vai disputar a Copa do Mundo no final deste mês

O "Conversa com o Presidente" é transmitido semanalmente pelas redes sociais. O programa tem cerca de 30 minutos e é comandando pelo jornalista Marcos Uchôa.

Assista a íntegra da live:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade