Lula diz que exigências da União Europeia para Mercosul são inaceitáveis
Brasil prepara contraproposta para acordo comercial entre os blocos. Lula assume presidência do Mercosul nesta 3ª
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil está preparando uma resposta à carta que a União Europeia enviou ao Mercosul com exigências para o acordo entre os blocos. A declaração foi feita durante a live "Conversa com o Presidente", que foi transmitida de Puerto Iguazú, onde acontece a Cúpula do Mercosul, nesta 3ª feira (4.jun).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Tal como ela foi escrita, (a carta) é inaceitável. Você não pode imaginar que um parceiro comercial seu pode te impor condições 'se você não fizer tal coisa eu vou te punir, se você não cumprir o acordo de Paris eu vou te punir'. Acontece que os países ricos não cumprem nenhum dos acordos (Kyoto, Copenhagen, Rio, Paris)", ressaltou.
Um dos principais objetivos do petista é concluir o acordo comercial com a União Europeia até o fim deste ano. O documento foi assinado em 2019, mas aguarda a ratificação de todos os países signatários.
Meio ambiente
O presidente voltou a destacar a questão ambiental durante a live. Ele admitiu que mudou o entendimento sobre o tema e defendeu mais educação sobre o meio ambiente.
"A questão ambiental era um pouco coisa de 'bicho grilo', era uma coisa de muita modernidade, de muita gente jovem avançada. Graças a Deus eles foram persistentes; grupos como Greenpeace, que parecia radical, mas, no fundo eles estavam cumprindo sua obrigação para que a humanidade tivesse consciência da gravidade do problema", disse.
Na entrevista, Lula também falou sobre futebol, principalmente o feminino, que vai disputar a Copa do Mundo no final deste mês.
O "Conversa com o Presidente" é transmitido semanalmente pelas redes sociais. O programa tem cerca de 30 minutos e é comandando pelo jornalista Marcos Uchôa.
Assista a íntegra da live:
Conversa com o Presidente https://t.co/jLZd90lqVp
? Lula (@LulaOficial) July 4, 2023