Em encontro com Lula, Alcolumbre deve discutir embate entre Amapá e Ibama
Senador defende exploração de petróleo na Margem Equatorial e diz apoiar plano da Petrobras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta 5ª feira (1º.jun), o senador Davi Alcolumbre (União-AP) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Entre os temas pautados para a reunião está o embate entre a Petrobras e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) sobre a exploração de petróleo na foz do Amazonas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Desde que o pedido de licença da Petrobras para perfuração do local foi negado, Alcolumbre vem afirmando que lutará para reverter a decisão do Ibama - a qual classificou como "equivocada e injusta". Isso porque, segundo o senador, o instituto está impedindo que o Amapá - que faz parte da Margem Equatorial a ser explorada - reconheça possíveis riquezas.
"A decisão do Ibama em negar a licença para que a Petrobras realize a pesquisa exploratória de Petróleo na margem equatorial do Amapá é um desrespeito ao povo amapaense. Trabalharei em Brasília, com todas as minhas forças, para dar ao Amapá e ao Brasil a condição de desenvolvermos a região amazônica", disse Alcolumbre.
+ Sem atender indígenas, Câmara aprova projeto em defesa do marco temporal
O embate sobre a perfuração na Margem Equatorial chegou à Câmara na tarde de 4ª feira (31.mai), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Enquanto o Ibama defendeu que o plano da Petrobras ainda precisa melhorar as garantias de segurança ao meio ambiente no caso de acidentes, como vazamento de petróleo, o Ministério de Minas e Energia alegou que é preciso abrir novas fronteiras fósseis.