Ministérios se unem para definir ações de combate à gripe aviária
Governo decretou estado de emergência zoossanitária em todo o país após confirmação de 8 casos da doença
Emanuelle Menezes
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), e as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), se reuniram na 6ª feira (26.mai) para articular as ações de enfrentamento à gripe aviária no Brasil. O governo decretou estado de emergência zoossanitária em todo o país no dia 22 de maio, após a confirmação de oito casos da doença -- um no Rio de Janeiro e outros sete no Espírito Santo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde, protocolos serão definidos pelas três pastas. A cooperação busca evitar que humanos sejam contaminados pela influenza aviária, além de reduzir impactos ambientais em razão da contaminação de aves.
O Ministério da Agricultura e Pecuária instalou, também na 6ª feira (26.mai), um Centro de Operações de Emergência Agropecuária (COE - Mapa Influenza Aviária). Entre as atribuições desse grupo está a de divulgar informações sobre a doença para a população.
Transmissão da gripe aviária
- A transmissão da gripe aviária acontece por meio do contato com aves doentes ou mortas;
- A infecção humana não acontece por consumo de carne de aves e de ovos;
- A orientação dada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária é para que a população não recolha aves que encontrar doentes ou mortas;
- O serviço veterinário mais próximo deve ser acionado, para evitar que a doença se espalhe;
- Até o momento, não há registro de casos de gripe aviária em humanos no país.
Leia também: