Publicidade
Governo

Lista de iniciativas do governo federal seguirá quatro eixos temáticos

Foco será em medidas para área social, infraestrutura, produtiva e institucional

Imagem da noticia Lista de iniciativas do governo federal seguirá quatro eixos temáticos
lula_ministros_100_dias
• Atualizado em
Publicidade

Em discurso, nesta 4ª feira (10.abr), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou alguns programas e ações que serão implantados nos próximos dias, em diversos setores. Segundo o presidente, a lista de iniciativas do governo federal seguirá quatro eixos temáticos: social, infraestrutura, produtiva e institucional.

Já o programa de investimentos estratégicos em infraestrutura contará com seis eixos: transportes; infraestrutura social; inclusão digital e conectividade; infraestrutura urbana; água para todos e transição energética.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Lula também falou diretamente aos ministros que estiveram presentes na reunião no Palácio do Planalto. Disse que "cada ministra e ministro aqui presente, com suas equipes, merecem o reconhecimento pela entrega em tão pouco tempo. Mas a mensagem principal é a seguinte: se preparem, pois temos de trabalhar muito mais. Quero que vocês façam parte da geração que resolveu os problemas do país", convocou.

O que vem por aí?

  • Na saúde, o governo pretende retomar o programa "Aqui Tem Farmácia Popular" que garante medicamentos gratuitos e mais baratos para a população. Também será implantada uma rede de atenção médica especializada multiprofissional. O objetivo é oferecer atendimento médico mais próximo de quem precisa de consultas, exames e cirurgias com menor tempo de espera.
  • Na educação, o governo quer ampliar as vagas nas universidades do país. Para isso, deve retomar o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que assegura a permanência dos estudantes pobres no ensino superior. Também haverá reajuste do valor das bolsas de estudos e pesquisas.
  • De olho na população mais pobre e na classe média -- que compreende a maior parte dos brasileiros endividados -- o ministério da Economia quer que com o Programa Desenrola os consumidores poderão renegociar débitos e limpar seus nomes. Além disso, os bancos públicos poderão desenvolver linhas de crédito facilitadas para quem tem menor renda.
  • No meio ambiente, a ministra Marina Silva terá a missão de mudar as práticas atuais para uma economia de baixo carbono, como estratégia de desenvolvimento. A transformação da estrutura produtiva nacional passará por uma Reindustrialização Verde e Digital. E o combate às mudanças climáticas também se dará nos centros urbanos.
  • Com o Novo Marco do Saneamento -- que já foi aprovado -- o governo quer remover "as amarras que por tanto tempo impediram o investimento no setor". Segundo o presidente Lula, em dez anos, "vamos praticamente universalizar o fornecimento de água tratada e a coleta e tratamento de esgoto, com investimentos públicos e privados", disse no discurso.
  • Na infraestrutura, o governo federal quer dialogar com estados e municípios para retomar as obras paradas e acelerar as que estão em ritmo lento, além de selecionar novos investimentos estratégicos para o país. De acordo com o presidente, os estados já enviaram a lista de obras prioritárias.

Além disso, o presidente Lula lembrou dos investimentos que serão feitos, até o início de maio, para promover a recuperação da economia e a geração de empregos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade