Publicidade
Governo

Gleisi defende afastamento de ministro das Comunicações Juscelino Filho

Ele é suspeito de usar avião da FAB para ida a leilões de cavalo; Partido Novo pede providências à MPF

Imagem da noticia Gleisi defende afastamento de ministro das Comunicações Juscelino Filho
Gleisi Hoffmann (PT-PR)
• Atualizado em
Publicidade

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PR), defendeu que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), peça afastamento do governo para poder justificar as recentes suspeitas de irregularidades no cargo. As declarações foram dadas em entrevista ao colunista Guilherme Amado, do Metrópoles

"Olha, em situações como essa, eu acho que o ministro devia pedir um afastamento para poder explicar, justificar, se for justificável o que ele fez. Isso impede o constrangimento de parte a parte", afirmou.

Nesta 5ª feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em conversa com o jornalista Reinaldo Azevedo, da BandNews FM, garantiu que Juscelino estará fora do governo, se não conseguir comprovar a inocência diante das denúncias que vieram à tona nos últimos dias. 

+ Lula diz que se Juscelino Filho não provar inocência, estará fora do governo

O ministro é suspeito de ter recebido diárias em viagens ao exterior mesmo em dias em que não teve atividades oficiais em nome do governo. Também teria usado aviões da Força Áerea Brasileira (FAB) para participar de leilões de cavalo. 

"Eu tentei essa semana conversar com o Juscelino, o ministro Juscelino está viajando, está no exterior a serviço do ministério, discutindo num encontro de telecomunicações. Eu já pedi para o [ministro da Casa Civil] Rui Costa para convocar ele para segunda-feira para a gente ter uma conversa porque ele tem direito de provar sua inocência. Mas se ele não conseguir provar sua inocência, ele não pode ficar no governo. Eu garanto a todo mundo a presunção de inocência", disse Lula nesta 5ª (2.mar). 

Representação no MPF

Nesta 6ª feira (3.mar), o Partido Novo entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. A legenda pede que ele seja processado criminalmente pelo uso indevido de recursos públicos e cita os dois casos investigados: a indicação de verbas de emenda parlamentar para asfaltar as estradas em frente às suas propriedades rurais; o uso de Avião da Força Áerea Brasileira, além do recebimento de diárias, para compromissos pessoais em uma feira de cavalos. 

"É inacreditável que, mesmo depois de tudo que foi revelado, o ministro ainda continue no cargo com a benção do presidente", afirmou Eduardo Ribeiro, presidente do Novo.

Diárias devolvidas

O ministro das Comunicações, por meio de nota, nesta 5ª feira (2.mar) se defendeu sobre o recebimento irregular de diárias e negou irregularidades. 

Na nota, disse que devolveu as diárias que foram geradas "automaticamente", sem participação direta dele. "Após averiguação nos últimos dias acerca do que ocorreu com a viagem de São Paulo, informamos que já foram devolvidas as diárias referentes à viagem", diz o texto.

Juscelino esteve em São Paulo no dia 26 de janeiro, usando avião da FAB e ficou até o dia 29. Nos dois primeiros dias participou de reuniões relativas à pasta, mas nos dois dias seguintes esteve em leilões de cavalo no interior do estado.   

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade