Justiça confirma ajuda ao IBGE para concluir censo na terra Yanomami
Cerca de 50% da população ainda não foi consultada em meio à crise humanitária e sanitária na região
Camila Stucaluc
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, confirmou, neste sábado (25.fev), que a pasta irá auxiliar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a concluir o censo demográfico na terra Yanomami. Segundo ele, a ação atende aos pedidos das ministras do Planejamento, Simone Tebet, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Até o momento, estima-se que 50% da população do território Yanomami ainda não foi consultada no censo, o que preocupa as autoridades à medida em que a coleta chega na reta final. As ações na região, no entanto, precisaram ser diminuídas no início do mês em meio à crise sanitária e humanitária encontrada no local.
Hoje, por exemplo, o Ministério da Saúde iniciou a campanha de vacinação na população, com doses bivalentes contra a covid-19 e imunizantes de rotina. Mais de 2 mil atendimentos médicos já foram realizados no território, que registrou, sobretudo, casos de desnutrição, pneumonia, doenças diarreicas agudas e malária.
+ Marina Silva solicita reforço na segurança de base do Ibama em RR
A nova edição do censo demográfico, que ocorre a cada 10 anos, foi adiada duas vezes: primeiro por conta da pandemia de covid-19 e depois por dificuldades orçamentárias. Ao longo das semanas, o IBGE vem divulgando o serviço 137, que alcança os 2,43% dos moradores que não responderam à coleta durante as visitas presenciais.