Lula autoriza Fazenda a preparar MP para desastres, diz ministro
Waldez Góes afirma que texto pode ser editado se ministério apontar falta de recursos para área
SBT News
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse em entrevista ao SBT que a equipe econômica do governo federal já está autorizada pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a preparar o texto de uma medida provisória caso fique constatada a falta de recursos financeiros.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A partir do desastre que aconteceu na região do litoral norte de São Paulo, o que nós conversamos, o que ele (Lula) conversou comigo, automaticamente ele já autorizou a equipe econômica que se for necessária alguma medida provisória para repor mais recursos para esta resposta a desastre, ele já está autorizando a equipe fazer. Tanto que a ministra Simone Tebet (Planejamento) já me ligou, o ministro Fernando Haddad (Fazenda)... Então, isso é uma questão de decisão de governo e principalmente de compromisso do presidente Lula. Quem vai apontar necessidade, somos nós aqui (ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional)."
Góes disse ainda que a "medida que a gente for aplicando os recursos financeiros já destinados pelo presidente da República, se tiver necessidade, a gente aciona o gabinete (da Casa) Civil para que seja acionada essa providência sobre a medida provisória".
Ao ser questionado se, por enquanto, os recursos são suficientes, ele respondeu: "Nós vamos poder dizer isso depois que a gente começar a receber sobretudo os planos de trabalho de reconstrução, porque é onde tem uma despesa mais avolumada. Quantas casas precisa construir, se pontes, se estradas, alguma rua interna".
O ministro afirmou que "os custos disso são muito rapidamente precificados, já tem toda uma sistemática na Defesa Civil Nacional, sob a coordenação do secretário nacional Wolnei Wolff, e à medida que a gente vai aprovando esses planos de trabalho, nós vamos ficando ali no alerta: 'Olha, é preciso pedir mais recursos'. Por enquanto, o que nós temos dotado dá para ir trabalhando e atendendo todos os municípios".
Estiagem no Sul
Na manhã desta quarta-feira, ministros vão se reunir no Palácio do Planalto para, além de falar sobre a situação no litoral norte de São Paulo, também alinhar detalhes de outra missão determinada pelo presidente: viajar na quinta-feira para o Rio Grande de Sul, visitar as regiões castigadas pela estiagem.
Lula deixará Salvador na manhã desta 4ª feira (22.fev), mas não deve participar da reunião. "Já tem toda uma articulação orientada por ele (Lula)."
"Já identificamos com o ministro Rui Costa (Casa Civil) o que cada ministério poderá fazer pela região."
Góes destacou que nos últimos dias, ministros já receberam diversas pessoas da região, como "lideranças, prefeitos, vereadores, pessoas do governo do Estado do Rio Grande do Sul, muitos agricultores, muitos trabalhadores rurais, entidades da sociedade civil organizada". "Já alinhamos muitas questões e iremos lá, em nome do presidente Lula, fazer os anúncios da assistência ao povo do Rio Grande do Sul.