Governo limita desconto mensal de consignado do Auxílio Brasil em 5%
Portaria também diminui taxas de juros e número máximo de parcelas
Camila Stucaluc
O governo federal limitou em 5% o desconto mensal de beneficiários do Auxílio Brasil e de outros programas federais que contratarem empréstimos consignados. A medida, publicada no Diário Oficial desta 5ª feira (9.fev), também estipula que a taxa de juros não poderá ser superior a 2,5% ao mês - 1% a menos do que era inicialmente.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O crédito consignado passou a ser oferecido para beneficiários do Auxílio Brasil em outubro do ano passado. Na data, era possível contratar o empréstimo com até 24 meses para quitar a dívida, sendo a prestação mínima de R$ 15. Com a nova portaria, o número de prestações fica fixado em seis parcelas, que devem ser pagas sem intervalo.
Segundo o governo federal, as novas regras aplicam-se apenas às famílias que ainda não tenham contraído o empréstimo consignado.
+ Safra de grãos é estimada em 310,6 milhões de toneladas, diz Conab
Em 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal suspendeu a concessão de novos créditos a beneficiários do Auxílio Brasil. A nova presidente da agência bancária, Rita Serrano, informou que a linha de crédito está passando por uma reavaliação completa de critérios. Para quem já contratou o serviço, no entanto, os descontos continuam sendo feitos normalmente.