FAB entrega 75 toneladas de alimentos e mantimentos para yanomamis
Uma força-tarefa foi montada para conter crise humanitária que atinge os indígenas
Em resposta à crise humanitária na terra indígena Yanomami, o governo Federal montou uma força-tarefa para ajudar os indígenas. Entre as ações, foram entregues 75 toneladas de mantimentos e medicamentos à população da reserva.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em torno de 700 indígenas yanomami estão sob cuidados médicos em casas de apoio, a maioria improvisada e montada às pressas. Para o ministério da Saúde, parte da "razão que levou à tragédia sanitária revelada entre os povos dessa etnia está no garimpo ilegal", declarou a ministra Nísia Trindade após visitar a região. O governo estima que mais de 500 crianças morreram por fome, desnutrição e contaminação pelo mercúrio, deixado devido ao garimpo, em 2022.
O trabalho de entrega de mantimentos e alimentos é coordenado pelo ministério da Defesa e executado pela Força Aérea Brasileira (FAB), que transporta os suprimentos desde 21 de janeiro, diariamente para aldeias. Os kits estão sendo enviados por cinco aeronaves que fazem os lançamentos aéreos com paraquedas, uma vez que a região é de difícil acesso.
O padrão da cesta alimentar foi definido em 21 quilos. Entre os produtos estão leite em pó, carne seca, goma de tapioca, arroz e farinha de milho flocada, informou a Secretaria de Comunicação Social do Governo que completou explicando que "para definição dos itens, foram consultadas lideranças das organizações indígenas do povo Yanomami e especialistas em nutrição humana. A padronização também é importante para garantir uma distribuição equitativa às famílias atendidas e para facilitar o cálculo logístico".