Bolsonaro assina nomeação dos novos comandantes da Marinha e Aeronáutica
O presidente eleito manteve o critério de nomear os oficiais-generais mais antigos das forças
SBT News
O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou, nesta 6ª feira (30.dez), as nomeações do Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen para o comando da Marinha e do Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz, na Aeronáutica. No Exército, a troca de comando foi nesta sexta-feira. O general Júlio César de Arruda assumiu no lugar de Freire Gomes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os três nomes foram escolhidos pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, com a aprovação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com o objetivo de não interferir nas forças, Lula manteve o critério de nomear os oficiais-generais mais antigos.
A troca de comandos ocorre de forma interina no sábado (31.dez), mas só será oficializada após a posse, no dia 1º de janeiro. As nomeações foram publicadas no Diáro Oficial da União.
Exoneração de ministros
A dois dias da posse, foi divulgada no Diário Oficial a exoneração de Ciro Nogueira, ministro chefe da Casa Civil. Também foram exonerados Daniel Oliveira Duarte, ministro do Desenvolvimento Regional e o secretário de Governo, Célio Faria. De acordo com a publicação, a decisão foi a pedido dos ministros.
O ministro das comunicações, Fábio Faria, já havia sido exonerado no dia 21 de dezembro.
* Estagiária sob supervisão de Edney Freitas