Na guerra eleitoral, Planalto se preocupa com inflação e fertilizantes
Braga Netto avança como favorito na chapa de Bolsonaro. Ministro seria "prevenção" de eventual pedido de impeachment
SBT News
O avanço do conflito na Ucrânia tem preocupado o governo por causa de outra guerra, a eleitoral. Na avaliação de interlocures do Planalto, a maior dificuldade de Jair Bolsonaro pode estar no descontrole da inflação e na dificuldade de importação de fertilizantes da Rússia, caso o conflito se estenda.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nos últimos dias, a guerra também apresentou um cenário interno mais claro, pelo menos na definição do vice na chapa presidencial. O ministro da Defesa, Braga Netto, é de longe o favorito para a vaga. E o principal motivo não está necessariamente na campanha, mas na eventual vitória.
Militares acreditam que o general é uma "prevenção" no caso de eventual pedido de impeachment no segundo mandato. Dentro do Planalto, os movimentos do Senado na comissão que vai reformar a Lei do Impeachment mostram que, caso ganhe, o presidente não deve ter sossego a partir de 2023.
Outro motivo que coloca Braga Netto como franco favorito é a experiencia dele como chefe da Casa Civil, entre fevereiro de 2020 e março de 2021. Aliados do general defendem que o general poderia ser útil na coordenação das pastas, antecipando riscos.