Publicidade
Governo

Ministério do Turismo e estados discutem práticas seguras para ecoturismo

Reunião definiu primeiras medidas para identificar e prevenir riscos

Imagem da noticia Ministério do Turismo e estados discutem práticas seguras para ecoturismo
Ministério do Turismo e Fornatur discutem medidas de segurança para o setor | Reprodução/MTur
• Atualizado em
Publicidade

Após o incidente ocorrido em Capitólio (MG), que deixou 10 mortos, o ministério do Turismo e o Fornatur, que é o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, se reuniram para discutir os meios para elevar a segurança no setor, em especial o ecoturismo.

Foram analisadas medidas como a realização de estudos geológicos no sentido de identificar eventuais riscos, a formalização de operadores turísticos e a capacitação de condutores do turismo náutico. Os estados se comprometeram a enviar ao ministério uma lista atualizada com pontos turísticos que devem passar por inspeções e avaliações de segurança.

Na reunião, o ministro do Turismo, Gilson Machado, disse que vai solicitar laudos sobre eventuais riscos na região da tragédia em Minas Gerais. E completou: "temos espaço para juntos promovermos uma maior formalização do nosso setor, trazendo mais segurança para turistas e profissionais da área".

O ministro do Turismo defendeu, ainda, a inclusão do setor no Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e acrescentou que a pasta finaliza os preparativos para disponibilizar um curso gratuito de capacitação voltado a condutores de turismo náutico. "Essa capacitação, que nós já vínhamos desenvolvendo, é de fundamental importância. Não apenas pelo momento, mas para a inclusão no mercado de trabalho de profissionais que deem segurança ao turista", afirmou.

Projeto Orla
O Projeto Orla do governo federal prevê a elaboração e o cumprimento de um Plano de Gestão Integrada (PGI) destas regiões, que deve ser criado e executado de modo participativo. A iniciativa tem o objetivo de harmonizar as políticas ambiental, urbana, patrimonial e de turismo no cuidado com os espaços litorâneos, de forma a garantir o cumprimento da função socioambiental e econômica dos locais.

*Com informações do ministério do Turismo

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade