Políticos repercutem fala de Bolsonaro sobre processo contra ministros
Presidente disse que pedirá ao Senado a abertura de processos contra Moraes e Barroso, do STF
SBT News
A declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que vai pedir ao Senado a abertura de processo contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes -- um movimento inicial para o impeachment dos magistrados -- repercutiu no meio político. Críticos e apoiadores do presidente usaram as redes sociais neste sábado (14.ago) para comentar a fala do chefe do Executivo.
Vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu que o presidente "vá trabalhar". "Ao invés de arroubos autoritários, que serão repelidos pela democracia, vá pegar no serviço", escreveu.
Outro que criticou as declarações foi o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (sem partido-RJ). O deputado chamou Bolsonaro de ditador e o comparou ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.
Do lado governista, a subida de tom do presidente após a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson foi elogiada. Líder do PSL -- ex-partido de Bolsonaro -- na Câmara, o deputado Major Vítor Hugo instou a população a cobrar os senadores por posicionamentos contra os ministros do STF.
Filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) avaliou que "os senadores poderão ter a oportunidade de pôr fim a prisões arbitrárias". "Só numa ditadura jornalistas e políticos são presos e pessoas censuradas em sua liberdade de expressão."
Confira algumas publicações:
Bolsonaro, vá trabalhar! Ao invés de arroubos autoritários, que serão repelidos pela democracia, vá pegar no serviço! Estamos com 14 milhões de desempregados, 19 milhões de famintos, preço absurdo da gasolina, da comida. E o povo continua morrendo de COVID-19! VAI TRABALHAR! pic.twitter.com/zFCcyNJas5
? Randolfe Rodrigues ?? (@randolfeap) August 14, 2021
Os senadores poderão ter a oportunidade de pôr fim a prisões arbitrárias, bem como acabar com um período de censura.
? Eduardo Bolsonaro?? (@BolsonaroSP) August 14, 2021
Só numa ditadura jornalistas e políticos são presos e pessoas censuradas em sua liberdade de expressão, por supostos crimes que sequer têm definição em lei.
Assim atuam os populistas. Depois de eleitos, atacam as instituições democráticas e tentam destruir a democracia representativa e o Estado democrático. É, na verdade, um ditador igual a Chávez. pic.twitter.com/hWOKxeSKxP
? Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) August 14, 2021
Reequilibrar os Poderes da República não será uma missão fácil. O Senado tem papel principal nessa tarefa. Como seus Senadores votarão?! Já perguntou pra eles?! pic.twitter.com/vXgX9VyuQb
? Vítor Hugo (@MajorVitorHugo) August 14, 2021
O Senado não vai se curvar aos arroubos autoritários de Bolsonaro de obter o impeachment dos ministros do STF, Alexandre de Moraes e Roberto Barroso, por terem cumprido o seu dever e prendido o ex-deputado Roberto Jefferson por seus reiterados ataques e ameaças à democracia.
? Humberto Costa (@senadorhumberto) August 14, 2021
PR Bolsonaro levará ao Senado pedido de impeachment dos Ministros Barroso e Alexandre de Moraes. Aí sim, Presidente! Não é possível q senadores assistam e aceitem passivamente todos esses atos inconstitucionais e ataques às instituições e não façam nada. Parabéns por sua postura! pic.twitter.com/q7B2uqmKdN
? Carlos Jordy (@carlosjordy) August 14, 2021
Ministros do STF podem e devem ser investigados por fatos concretos, mas o tal pedido de impeachment que Bolsonaro pretende apresentar contra Barroso e Moraes é só + uma cortina de fumaça para tentar esconder o mar de crimes comuns e de responsabilidade que o próprio PR cometeu.
? Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) August 14, 2021