Publicidade
Governo

Governo diz que protocolou vacina 100% brasileira antes do Butantan

Anúncio de imunizante "Versamune" foi dado horas depois do governo de São Paulo divulgar a "Butanvac"

Imagem da noticia Governo diz que protocolou vacina 100% brasileira antes do Butantan
Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
• Atualizado em
Publicidade
O governo federal afirmou nesta 6ª feira (26.mar) que o pedido de autorização para testes clínicos da primeira vacina 100% nacional foi protocolada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na 5ª feira (25.mar). O SBT News recebeu, com exclusividade, o comprovante de protocolização do imunizante "Versamune", financiado pelo  Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. 

O anúncio do titular da pasta, Marcos Pontes, e do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, questiona o ineditismo divulgado nesta manhã pelo Instituto Butantan e o governo de São Paulo sobre a "Butanvac", que, segundo o diretor do instituto, Dimas Covas, seria a primeira vacina brasileira produzida para o combate do coronavírus. 

Segundo o ministro, foi apenas "coincidência" o dia do anúncio ter sido o mesmo e celebrou a possibilidade de ter vários imunizantes nacionais. "Não tem nada a ver uma coisa com a outra, porque nós temos trabalhados com isso", justificou.

"Tenho anunciado a sequência de tratamentos de trabalho com as vacinas nacionais há bastante tempo. Então, eu estava na expectativa de poder anunciar o mais rápido possível para a gente ter essa vacina nacional. A previsão era assim que entrasse [na Anvisa]. Eles começaram as trativas desde o ano passado", completou Pontes.

De acordo com o ministro, a pasta já tem os recursos para financiar os testes pré-clinicos, que serão feitos em 360 pessoas, para testar a segurança do imunizante. Logo depois desses testes, explicou Pontes, entram os testes clínicos fase 3, com 20 mil ou 30 mil pessoas, para analisar a eficiência da vacina. 

Assista à reportagem completa do SBT Brasil 
 
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
vacina
butatan
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade