Gráfico sobre eficácia de remédio para Covid-19 era ilustrativo, diz Pontes
Representante do governo afirmou que a Nitazoxanida seria capaz de reduzir a carga viral de pacientes com a doença
O gráfico usado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) durante evento para apresentar os supostos resultados de um medicamento contra a Covid-19 era "meramente ilustrativo", segundo Marcos Pontes, representante da pasta. A declaração foi dada nesta segunda-feira (19).
O ministério afirmou que a Nitazoxanida reduz a carga viral de coronavírus em pacientes, mas não apresentou dados oficiais sobre a pesquisa. Segundo o governo, o resultado final deve ser publicado em uma revista científica.
Horas após a solenidade, Pontes usou o Twitter para rebater as críticas e afirmou "como facilmente deduzido pelos eixos e pela fala da pesquisadora responsável, o gráfico da apresentação de hoje era meramente ilustrativo".
A Nitazoxanida é um antiparasitário que já foi estudado como tratamento para a Covid-19 em outros países e descartado. A Saúde manteve as pesquisas por quatro meses em 16 cidades brasileiras. Cientistas chineses de Wuhan concluíram que a dose indicada para o combate ao vírus era tóxica.
A comprovação científica da eficácia da Nitazoxanida na redução da carga viral para tratamento precoce da covid é uma notícia de relevância enorme para salvar vidas. Obviamente, a informação é baseada nos números, cálculos estatísticos, etc., já de posse dos pesquisadores.
? Marcos Pontes (@Astro_Pontes) October 20, 2020