Veja destaques da sabatina com Rodrigo Amorim, candidato do União Brasil à prefeitura do Rio de Janeiro
Deputado foi o último entrevistado pela apresentadora do SBT Rio, Isabele Benito, na 6ª edição do Movimento Rio em Frente
Iris Tavares
O deputado estadual do União Brasil e candidato à prefeitura do município do Rio de Janeiro pelo mesmo partido, Rodrigo Amorim, foi o último sabatinado pela apresentadora do SBT Rio, Isabele Benito.
A sabatina da Fecomércio RJ foi realizada em parceria com o O Dia e Meia Hora, SBT e a revista Veja Rio.
+ Confira a íntegra das sabatinas com candidatos a prefeito do Rio
Veja os destaques:
- Segurança
Rodrigo Amorim disse que a segurança pública é o tema mais sensível da cidade do Rio de Janeiro. Ele é a favor do armamento da Guarda Municipal e pretende criar, se for eleito, a Polícia Municipal.
"Na prática é o seguinte, a guarda municipal vai ser elevada ao status de secretaria, e não mais haverá Secretaria de Ordem Pública, será a Secretaria da Guarda. Fazendo um paralelo: a guarda municipal estará para a prefeitura do Rio como a Polícia Militar estará para o governo do Estado", fala.
- Saúde
Na saúde, Rodrigo Amorim disse que pretende resolver a fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) com tecnologia.
"A saúde do Rio está doente, mas tem solução. Então, a integração através de tecnologia é a solução. A partir do momento que a gente vai conseguir unir toda a vida do paciente na rede municipal, a gente também pode, através de uma plataforma de aplicativo, fazer com que ele marque as consultas", explica.
Mas, o candidato ressalta que a marcação poderá ser feita presencialmente também, caso ele seja eleito.
"Não é a única forma de marcar consulta, será pelo aplicativo. Para facilitar a sua vida, mas se você quiser ir presencialmente a um Super Centro, que infelizmente hoje só existe em Benfica", conclui.
- Educação
Em educação, o deputado propõe a criação de escola cívico-militar, modelo inspirado no padrão dos colégios militares do Exército, das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares.
Ele também pretende implementar escolas confessionais, escola vinculada ou pertencente a igrejas ou confissões religiosas: "Vamos transformar algumas unidades já no primeiro ano, uma parte delas em escolas cívico-militar e a outra parte em escola confessional valorizando os nossos valores, o patriotismo e a disciplina", explica.
- Transportes
No transporte, o candidato disse que não pretende acabar com o BRT, mas criticou a forma que o ônibus foi implementado no município. Para o deputado, o BRT deveria ser um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
"Qualquer linha do BRT é um ambiente plano. Então, ao invés de fazer uma via para rodovia, como é hoje, era fundamental que fizessem por trilhos", explica.
Questionado sobre o plano de criar estacionamentos interligados a estações de metrô e em rodoviárias, o candidato disse que, além do estacionamento, pretende estimular o transporte solidário, as caronas, e também o transporte alternativo "complementar".