Como usar o e-Título para votar no domingo
Documento deve ser baixado até o sábado (5); aplicativo com foto serve como documento de identificação e tem informações sobre zona eleitoral e local
As eleições municipais estão chegando e a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores aptos a votar baixem o aplicativo do e-Título com antecedência. O app substitui o título de eleitor em papel e só estará disponível para download até a véspera do pleito (5) e volta depois do primeiro turno da eleição (6).
Cerca de 46 milhões de eleitores têm contas cadastradas no e-Título, mas a Justiça Eleitoral verificou que mais da metade das eleitoras e dos eleitores cadastrados precisam fazer a atualização do app.
+AtlasIntel: Bruno Engler lidera corrida eleitoral pela Prefeitura de Belo Horizonte
As contas desatualizadas estão desativadas devido à modernização do sistema do aplicativo, para reativar a conta é necessário fazer atualização do aplicativo.
O e-Título é gratuito e permite acesso a dados como zona eleitoral, local de votação, justificativa de ausência, certidão de quitação eleitoral e outros serviços. Ele foi desenvolvido em 2017 e também serve como documento de identificação, desde que esteja atualizado e com foto. Se não tiver foto, é preciso levar outro documento de identificação.
+ Receita paga nesta segunda-feira o 5º lote de restituição do Imposto de Renda
O aplicativo está disponível para download no Google Play (Android) ou App Store (Apple). O eleitor deve preencher os dados solicitados e responder a algumas perguntas para validar o acesso.
Como usar o e-título?
- Abra a loja de aplicativos do seu celular;
- Procure por e-título;
- Instale o aplicativo, fornecido pelo governo;
- Faça o login;
- Cheque se aparece a foto. Se sim, você poderá usar esse documento para votar no próximo domingo.
- Se não houver foto, você pode checar a zona e a seção eleitoral, mas deverá levar também um documento com foto para comprovar sua identidade.