Eleições municipais 2024: Pimentel lidera com folga disputa em Curitiba e 4 candidatos empatam no 2º lugar
Pesquisa da Atlas avaliou imagem dos candidatos e percepção dos eleitores sobre principais nomes
O atual vice-prefeito de Curitiba e candidato a chefe do Executivo local, Eduardo Pimentel (PSD), lidera com larga vantagem a corrida eleitoral na capital do Paraná, segundo nova pesquisa da Atlas Intel, divulgada nesta quarta-feira (28).
+ Eleições 2024: Nunes e Boulos empatam pela Prefeitura de SP e Marçal sobe para 3º; veja pesquisa
Pimentel tem 38,2% das intenções de voto, seguido pelo empate técnico, na margem de erro de 3 pontos percentuais, entre Luciano Ducci (PSB), com 12,3%, Cristina Graeml (PMB), 11,6%, Roberto Requião (PMN), 10,5%, e Ney Leprevost (União), 9,8%.
Luizão Goulart (Solidariedade) tem 2,8% das pretensões de voto, Andrea Caldas (PSOL), 1,4%, Maria Victoria (PP), 1%, e Samuel de Mattos (PSTU), 0%. Além disso, 4,6% dos eleitores afirmaram que não sabem quem querem eleger e 7,8% disseram que vão escolher a opção em branco ou anular.
O levantamento ouviu 1.209 pessoas entre a última quinta (22) e terça (27). A pesquisa tem nível de confiança em 95% e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código PR-02278/2024.
+ Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba, morre aos 79 anos
Vale lembrar que o atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), venceu as eleições de 2016 e 2020 e não pode concorrer ao Executivo local em 2024.
Como os candidatos são vistos
A pesquisa avaliou a percepção dos eleitores sobre a imagem dos candidatos. O ex-governador do Paraná Roberto Requião registrou a pior impressão, a professora Andrea Caldas foi sobre quem entrevistados não souberam responder e Eduardo Pimentel foi o mais bem avaliado.
Como os políticos são vistos
Na disputa para a prefeitura de Curitiba, há um embate triplo entre lavajistas, bolsonaristas e petistas.
+ Rosângela Moro (União), esposa do senador e ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (União), é candidata à vice-prefeita de Ney Leprevost;
+ Eduardo Pimentel é apoiado por Ratinho Júnior (PSD), pelo ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que indicou Paulo Martins (PL) como candidato a vice;
+ Luciano Ducci faz parte da federação PT, PV e PCdoB.