Datena chega ao debate do SBT para a Prefeitura de São Paulo: "espero que haja tranquilidade"
Candidato do PSDB deu cadeirada em Pablo Marçal após ser provocado durante encontro na TV Cultura, domingo
O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, chegou ao SBT para participar do debate da emissora com os postulantes ao cargo. O encontro começa às 11h15 desta sexta-feira (20) nos estúdios da emissora, em Osasco.
"Eu espero que haja tranquilidade entre todos e que propostas possam aparecer", disse o apresentador ao chegar. O debate do SBT terá 1h45 de duração, dividido em três blocos, com confrontos diretos entre os candidatos e perguntas feitas por jornalistas do SBT e dos parceiros Terra e Rádio Novabrasil.
O programa será transmitido ao vivo na TV aberta, no canal do YouTube do SBT News, na conta @sbtnews no Kwai e na plataforma de streaming +SBT.
Depois da cadeirada, Datena perto de Marçal
Os seis candidatos a prefeito convidados ficarão em púlpitos e separados em trios, um de cada lado do mediador Cesar Filho.
As posições de cada postulante ao cargo de prefeito da capital paulista no debate foram definidas em um sorteio, feito com integrantes de todas as campanhas no dia 27 de agosto e gravado em vídeo pelo SBT e as parceiras. À direita de Cesar Filho ficarão Datena, Boulos e Marçal. À esquerda, Tabata, Nunes e Marina.
Realizado antes da cadeirada de Datena no ex-coach em debate promovido pela TV Cultura, no último domingo (15), o sorteio colocou os dois candidatos bem próximos, separados apenas por Boulos.
Saiba as regras do debate do SBT
O debate do SBT será dividido em três blocos, com duração total de 1h45 e previsão de término às 13h:
No primeiro bloco, cada candidato poderá fazer uma pergunta para um adversário, em ordem pré-definida em sorteio. As perguntas terão temas específicos e duração de 30 segundos, com respostas de 1min30s. Réplicas e tréplicas terão 1 minuto cada.
O segundo bloco será de perguntas dos jornalistas participantes, que escolhem o candidato que responde, em 1min30s, e um segundo candidato que comenta a resposta, em 1 minuto. O primeiro fará a réplica do comentário, também em 1 minuto. Cada candidato responde e comenta uma vez. Simone Queiroz e Fabio Diamante, do SBT, farão duas perguntas cada. Luciana Pioto, do Terra, e Roberto Nonato, da Novabrasil, perguntam uma vez cada.
No terceiro bloco haverá uma nova rodada de perguntas, nos mesmos moldes do primeiro bloco. Os candidatos também farão suas considerações finais.
Ofensas pessoais podem ser contestadas com um minuto adicional de direito de resposta. O pedido deve ser feito ao mediador, no momento da ofensa ou ao final do bloco. Um corpo jurídico, formado pelos promotores do debate, definirá se houve citação que justifique o direito de resposta.
Serão entendidas como ofensa pessoal as ocorrências de calúnia, injúria ou difamação. O direito de resposta será exercido a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitado ou no início do seguinte, caso o pedido seja feito ao fim do bloco em curso.