Boulos sobre transporte público: "Queremos ampliar a tarifa zero"
Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo diz em entrevista exclusiva para o SBT News que tarifa zero universal é ponto de chegada, mas requer planejamento
O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) disse em entrevista exclusiva para o SBT News que, se eleito, quer ampliar o direito à tarifa zero para o transporte público.
"Não queremos só manter, nós queremos ampliar a tarifa zero, não apenas nos domingos. Agora, não pode ser tarifa zero com ônibus zero, que é o que tá acontecendo hoje. É tarifa zero, mas reduz a frota e as pessoas têm que ficar esperando um tempão no ponto".
O candidato do PSOL reconheceu, porém, que a universalização da gratuidade não é viável no curto prazo. "A tarifa zero geral é um ponto de chegada, não um ponto de partida. Não dá para implementar hoje ou amanhã. É preciso ter planejamento. Primeiro, integrando com o metrô, que leva mais de 4 milhões de passageiros por dia. Se você tem tarifa zero no ônibus e não tem no metrô, vai ter migração de passageiros do metrô para o ônibus e superlota e colapsa o sistema. Tem que ter planejamento para absorver o aumento da demanda para o sistema com tarifa zero", afirmou.
Boulos também defende a fiscalização das frotas de ônibus por meio de GPS, para monitorar o número de viagens, e a criação de mais corredores e faixas exclusivas, e criticou a gestão do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, no transporte público. Nunes prometeu implantar 40 km de novos corredores de ônibus na capital, mas, segundo o relatório de execução anual do Programa de Metas, até o momento foram realizadas ou iniciadas as obras de apenas 10%, 4,1 km.
Segundo o deputado federal, a maior cidade do Brasil é inovadora e tem muita capacidade de investimento, mas derrapa por causa do "piloto".
"São Paulo é uma Ferrari, só que hoje tem um piloto que é meio barbeiro. Esse é o problema que nós temos", afirmou.
Guilherme Boulos é o primeiro a participar de uma série de entrevistas do SBT News com todos os pré-candidatos a prefeito da capital paulista.
Relação com governo do Estado
Boulos diz que, se eleito, quer se reunir com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) – aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que declarou apoio à reeleição de Ricardo Nunes (MDB). Boulos também afirmou que vai querer encontrar o presidente Lula (PT), seu principal cabo eleitoral.
"Quando você chega pra sentar na cadeira da maior cidade do Brasil, da cidade mais rica do hemisfério sul do planeta, você não vai representar só o seu partido e as suas posições políticas e ideológicas. Você tem que representar a cidade, você é eleito pra isso. Você tem que ter a grandeza e a capacidade de diálogo pra conversar com quem pensa diferente", afirmou.
+ Boulos: "Meu governo vai ser o com menos invasão na história de São Paulo"