Publicidade
Eleições

Em todo o país, mais de 900 urnas eletrônicas foram substituídas até 9h40

65 mil urnas de contingência estão prontas para eventuais substituições

Imagem da noticia Em todo o país, mais de 900 urnas eletrônicas foram substituídas até 9h40
urna eletronica
• Atualizado em
Publicidade

Até às 9h40 deste domingo (30.out), 926 urnas eletrônicas apresentaram problemas técnicos e precisaram ser substituídas em todo país, de acordo com o primeiro boletim publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte não divulgou o motivo das substituições, nem os locais onde ocorreram.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ao todo, há 472.075 urnas eletrônicas instaladas nos locais de votação. Além disso, há 64.918 equipamentos reservas para substituir as urnas que apresentarem defeitos durante a votação. No ato da substituição, o flash card e o disquete de votação são transferidos da urna com defeito para a outra, assim, ocorre a migração dos votos já registrados.

A previsão é de que mais de 156 milhões de brasileiros retornem às urnas para escolher o Presidente da República. Em 12 estados, também serão escolhidos os novos governadores. E ainda haverá eleição suplementar para prefeito em oito municípios.

Este ano, todas as seções abriram às 8h e vão fechar às 17h, seguindo o horário oficial de Brasília, assim como ocorreu no 1º turno. Municípios com fusos diferentes tiveram que se adequar ao horário da capital federal.

Para coincidir com o horário de Brasília, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação começou as 7h e vai até 16h hora local. No Acre, o pleito, das 6h às 15h do horário local, mesmo horário de votação de 11 municípios do Amazonas que seguem o fuso acreano. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos demais 51 municípios amazonenses, a votação irá das 7h às 16h do horário local.

Em Fernando de Noronha (PE), o eleitorado se dirigirá às urnas das 9h às 18h também do horário local. Já as 181 localidades no exterior seguirão o horário original (das 8h às 17h) de acordo com o fuso das respectivas localidades.

Na votação ocorrida fora de território brasileiro, 22 cidades de 16 países já haviam finalizado a votação para presidente da República, até às 9h de hoje. Este resultado se deve ao fuso horário adiantado em relação ao Brasil. Portanto, outros eleitores continuam votando em dezenas de outras localidades fora do país.

* Sob supervisão de Edney Freitas

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade