Publicidade
Eleições

MS: Contar (PRTB) e Riedel (PSDB) enfrentam disputa acirrada no 2º turno

Pesquisas eleitorais indicam que o eleitorado está dividido e os dois candidatos estão empatados

Imagem da noticia MS: Contar (PRTB) e Riedel (PSDB) enfrentam disputa acirrada no 2º turno
MS: Capitão Contar e Eduardo Riedel disputam o 2º turno
• Atualizado em
Publicidade

Os candidatos Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) disputam um segundo turno acirrado para governo do Mato Grosso do Sul. Na primeira fase da disputa, o candidato do PRTB teve 26,71% dos votos válidos, contra 25,16% do representante do PSDB. Pesquisas eleitorais indicam que o eleitorado está dividido e os dois candidatos estão empatados. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Com o slogan "Capitão lá, Capitão cá", o candidato do PRTB cresceu nas intenções de voto na reta final da campanha para o primeiro turno. Depois de ganhar o apoio explícito do presidente Jair Bolsonaro (PL) em rede nacional, Contar viu seu nome ganhar fôlego na disputa estadual.

No entanto, uma semana depois, o chefe do Executivo gravou um vídeo no qual declarou neutralidade em relação à corrida pelo governo de MS. Isso porque o partido do presidente, o PL, já havia decidido apoiar Eduardo Riedel (PSDB). Defensor de pautas conservadoras, Contar promete mudanças, se ganhar a eleição.

"Uma campanha que representa a oposição ao continuísmo e à perpetuação no poder dos mesmos grupos políticos que se revezam há décadas", argumenta o candidato. 

Já Eduardo Riedel, do PSDB, durante a campanha, enfatizou seu trabalho por seis anos junto a Reinaldo Azambuja, ex-governador do estado. Ele garante que, se eleito, vai entregar tudo o que está planejando. "Nós planejamos um governo com seriedade. Projetos com custo e prazo para entregar. Governar com foco, com resultado partilhado com as pessoas", promete o candidato do PSDB.

No primeiro turno, ambos os candidatos, naturais de outras regiões, conseguiram deixar para trás políticos tradicionais do Mato Grosso do Sul, como André Puccinelli, do MDB, que foi duas vezes governador do estado, e Marquinhos Trad, do PSD, ex-prefeito de Campo Grande, que despontavam como favoritos.

O Mato Grosso do Sul tem quase 2 milhões de eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As mulheres são a maioria -- 52,4%. Contar e Riedel agora disputam voto a voto em uma das eleições mais acirradas da história do estado.

Perfis 

Renan Barbosa Contar (PRTB) - Nasceu em 25 de dezembro de 1983, em Campinas (SP). Cursou a Escola Preparatória de Cadetes para o Exército (EsPCEx), em 2002, e se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em 2006. Depois, em 2017, se pós-graduou pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Cursou ainda inglês na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. É deputado estadual de Mato Grosso do Sul desde 2019; foi eleito com 78.390 votos, filiado ao antigo PSL. Concorreu, neste ano, pela coligação Mudança de Verdade (Avante/PRTB).

Eduardo Riedel (PSDB) - Nasceu em 5 de julho de 1969, no Rio de Janeiro. Se graduou em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), se pós-graduou em gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em gestão estratégica pelo Insead, e se tornou mestre em zootecnia. Foi secretário de governo do MS, de 2015 a 2021. Em sua trajetória, tem ainda atuações como gestor da Fazenda Sapé -- propriedade de sua família --, em Maracaju, presidente do Sindicato Rural da cidade, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), entre outros. Nunca havia concorrido a qualquer cargo na política. Concorreu, neste ano, pela coligação Trabalhando por um Novo Futuro (PSDB/Cidadania/Republicanos/PP/PSB/PL/PDT).

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade