Distrito Federal aumentará segurança em votação neste domingo
Trânsito não devem ter mudanças; lei seca para estabelecimentos não deve ser aplicada
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal vai reforçar a segurança para a votação em 2º turno terno neste domingo (30.out). Todos policiais ficarão sobreaviso e pontos de votação em escolas e locais de apuração devem ter seguranças extra. Não há previsão de que vias sejam fechadas no dia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O reforço é resultado da união das forças de segurança federal e local. Os documentos compartilhados por eles ainda preveem reforço das equipes de atendimentos de emergência, de delegacias e batalhões, escolta de promotores públicos e juízes eleitorais e policiamento de trânsito em vias e rodovias.
Na véspera, serão promovidas ações de segurança, como a proteção de locais de armazenamento de urnas eletrônicas e o transporte para locais de votação, que estão em prática desde a semana passada. Toda a movimentação será acompanhada e monitorada pelas forças de segurança do Distrito Federal.
Vias de Trânsito
Segundo as autoridades, as vias de trânsito serão monitoradas pelos orgãos de trânsito locais e devem sofrer intervenções pontuais de modo a favorecer a fluidez do trânsito. A lei seca para estabelecimentos -- que pode proibir a venda de bebidas alcoólicas -- não deve ser aplicada.
A Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes vão seguir sem alterações no fluxo tanto para pedestres quanto para veículos. Já o Congresso Nacional, ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, além do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão protegidos com gradis e as equipes de segurança serão reforçadas.
* Estagiário sob supervisão de Edney Freitas