Portugal estende votação de brasileiros por mais 3 horas
Em Lisboa, uma urna foi inviabilizada e 58 votos impugnados depois que um eleitor votou duas vezes
SBT News
O horário de votação em Portugal foi estendido por mais 3 horas devido ao comparecimento recorde de brasileiros nos colégios eleitorais do país. Em Lisboa, onde há apenas um local de votação, filas e embates entre apoiadores dos canditados à presidência, Lula (PT) e Bolsonaro (PL), foram registrados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em vídeos compartilhados, brasileiros com camisetas apoiando o ex-presidente cantavam jingles da campanha enquanto apoiadores do atual chefe de Estado vestiam camisas do Brasil e gritavam "mito". A demora para conseguir votar fez com que uma fila heterogênea se formasse em frente à Faculdade de Lisboa, o que se agravou depois que um eleitor votou duas vezes, inviabilizando uma das urnas disponíveis e impugnando 58 votos.
"Estamos simplesmente horrorizados com tanta falta de organização do Consulado Brasileiro em Portugal. São 15 anos que não se houve falar nada do consulado brasileiro em Portugal e agora resolvem fazer um greve", comentou Sonia Gomes, responsável por uma associação que cuida da documentação de Brasileiros em Portugal. "Eu quero ver como é que vai ser, porque não vai ter como votar tudo isso de pessoas. Sinceramente... dá a impressão de que o consulado está boicotando às eleições em Portugal.
Neste ano, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior, um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando ocorreram as últimas eleições gerais.
Lisboa, Miami, Boston, Nagoia e Londres são os locais que concentram a maior quantidade de brasileiros aptos a votar no exterior. Na capital portuguesa, 45.273 pessoas estão habilitadas a comparecer às urnas.