Ciro caminha para o pior desempenho em quatro disputas à Presidência
Ex-governador do Ceará teve 12,47% dos votos na última eleição; relembre outros pleitos
Larissa Lins
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disputa o cargo pela quarta vez e, se forem confirmados os dados das pesquisas de intenção de voto, ele pode ter em 2022 seu pior desempenho.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A primeira vez que Ciro participou da corrida ao Planalto foi em 1998, na época filiado ao PPS (hoje, Cidadania). Na ocasião, ficou em 3° lugar e teve 10,96% dos votos. Não venceu em nenhuma das unidades da Federação, nem mesmo no Ceará, onde já havia sido governador. Naquele ano, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conquistou a Presidência em primeiro turno.
A segunda disputa de Ciro Gomes foi em 2002, também pelo PPS. Desta vez, ele teve percentual maior de votos (11,97%) e teve o melhor desempenho entre todos os candidatos no Ceará (44,48%), mas ficou em quarto lugar, atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -- eleito presidente em segundo turno --, José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB).
Na terceira vez que foi candidato a presidente, em 2018, Ciro já disputou por seu novo partido, o PDT, o mesmo que está filiado agora. Foi nessa disputa que ele teve seu melhor desempenho, alcançando 12,47% de votos. Foi o terceiro colocado novamente, desta vez atrás de Jair Bolsonaro (à época no PSL) e Fernando Haddad (PT). Nesse pleito, Bolsonaro foi eleito em segundo turno.