Publicidade
Eleições

Maioria dos eleitores indecisos são mulheres de baixa renda, indica pesquisa

Votos de brasileiros que ainda não escolheram um candidato à presidência podem definir a eleição

Imagem da noticia Maioria dos eleitores indecisos são mulheres de baixa renda, indica pesquisa
pessoas andando na rua
• Atualizado em
Publicidade

Uma pesquisa do Instituto Quaest traçou o perfil de parte dos eleitores que ainda não definiram o voto para presidência da República, nas eleições deste ano - um grupo que corresponde a 29% dos brasileiros votantes.

De acordo com o levantamento, 1 em cada 4 (26%) eleitores indecisos tem entre 45 e 59 anos; 42% recebem até 2 salários mínimos por mês; 44% cursou até o ensino fundamental; e a grande maioria (60%) é mulher.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para o cientista político e professor de sociologia da ESPM, Paulo Ramirez, dois motivos explicam a decisão: "O primeiro deles é que a gente tem, pela primeira vez na história, dois presidentes concorrendo à eleição, isso faz com que o eleitorado se divida muito, mas também tenha muita rejeição por esses dois candidatos. O segundo fator, diante do fato de que os demais candidatos sequer chegam a 10% dos votos, então isso faz com que o eleitor esteja indeciso entre Lula e Bolsonaro. Essa quantidade de indecisos, ela é suficiente para decidir se haverá ou não o segundo turno".

Os analistas políticos entendem que não será uma tarefa fácil conquistar os indecisos a tão pouco tempo do primeiro turno das eleições. O que se percebe são mudanças nos discursos e propostas dos candidatos à presidência, com base nas pesquisas eleitorais, para tentar mudar esse quadro.

"Nas últimas semanas, tem se intensificado esse discurso em torno das mulheres, ainda mais essas que chefiam lares, muitas vezes, são mães solteiras ou de repente têm uma escolaridade mais baixa", acrescenta Paulo Ramirez.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade