TSE realiza simulação do teste de integridade das urnas com biometria
No dia das eleições, eleitor será convidado para participar do teste
Paola Cuenca
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez nesta 5ª feira uma simulação do teste de integridade das urnas eletrônicas com uso de biometria.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O teste piloto de integridade das urnas acontecerá em 18 estados e no Distrito Federal. No dia 2 de outubro, depois de votar, o eleitor pode ser convidado a participar. ele não votará duas vezes, só vai ceder a biometria para liberar a urna em teste. serão usadas 56 das 641 urnas selecionadas para a verificação.
O eleitor que aceitar, será levado a um espaço próximo à seção eleitoral, onde fará mais uma vez o procedimento de identificação com o título e a conferência da biometria. Um funcionário irá retirar da urna de lona, uma colinha com votos já definidos para todos os cargos eletivos. O eleitor que deu a biometria poderá acompanhar o registro do voto na urna eletrônica e no sistema de apoio à votação. Ao final do dia, será conferido se todos os votos colocados na urna estão iguais aos registrados neste sistema de apoio à votação.
Uma empresa de auditoria externa também fará a contagem das cédulas de papel, e todo o processo será gravado. O teste atende a um pedido das Forças Armadas.
"É necessario isso? Isso vai melhorar o teste de integridade? Exatamente isso que nós vamos verificar a partir desse teste piloto. Vamos verificar pra ver se vale a pena instituir, ampliar, instituir isso pra todas as seções ou se não há necessidade pra mantermos o teste de integridade como ele já existe", afirmou Alexandre de Moraes, presidente do TSE.
Leia também: