Pesquisa Quaest: Lula tem 44% das intenções de voto; Bolsonaro, 34%
Levantamento divulgado hoje (7.set) mostra estabilidade na comparação com a pesquisa anterior
A Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (7.set) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 44% das intenções de voto. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 34% das intenções de voto no primeiro turno das eleições.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Se comparadas as três últimas pesquisas da Genial/Quaest, considerando a margem de erro, o levantamento desta quarta-feira mostra que houve estabilidade no desempenho de Lula e Bolsonaro. Veja o gráfico:
Depois deles, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 7%. Simone Tebet, do MDB, tem 4% das intenções de voto. Felipe D'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União) aparecem com 1% cada.
No cenário estimulado -- quando o eleitor recebe uma lista e aponta qual dos nomes apresentados ele tem a intenção de votar -- aparecem ainda Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB). Mas nenhum deles foi citado pelos entrevistado e, logo, não pontuaram.
A pesquisa foi feita antes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar a candidatura de Pablo Marçal e aprovar o ingresso do Pros na coligação "Brasil da Esperança" -- do ex-presidente Lula.
Outra pergunta da pesquisa foi "seu voto é definitivo ou pode mudar, em relação a intenção de voto para Presidente?". Para 69% dos entrevistados o voto é definitivo. E apenas 28% disseram que podem mudar o voto caso algo aconteça.
Os indecisos somam 5%. Votos em branco, nulo ou que disseram que não vão votar chegam a 4%. Foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 1º e 4 de setembro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00807/2022.