MPF recomenda impugnação da candidatura do vice de Rodrigo Garcia
Promotoria afirma que Geninho Zuliani está inelegível por prestação de contas irregulares em Olímpia
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao TRE-SP a impugnação da candidatura de Geninho Zuliani (União Brasil), vice na chapa de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo do estado de São Paulo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a Promotoria, Zuliani está inelegível por ter sua prestação de contas julgadas irregulares no período em que foi prefeito da cidade de Olímpia, no interior de São Paulo.
Outro motivo apontado pelo MPF é que Geninho possui duas condenações em segunda instância por "prejuízo ao Erário e de enriquecimento ilícito decorrente de ato doloso de improbidade administrativa, ainda que não conste expressamente na parte dispositiva da decisão condenatória".
Em nota, Zuliani afirma que vai contestar a impugnação de sua candidatura: "reafirmo minha total elegibilidade para o cargo, sem que haja qualquer impedimento legal para minha candidatura. Esclareço que todas as prestações de contas, durante minha gestão como prefeito de Olímpia, foram aprovadas e julgadas regulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A aplicação de multa pelo julgamento irregular de uma contratação e/ou convênio firmado durante a gestão como prefeito não gera inelegibilidade, portanto, vamos seguir com tranquilidade a nossa campanha".
A impugnação pelo MPF não impossibilita que o vice de Rodrigo Garcia dispute as eleições deste ano. A proposição será julgada pelo TRE-SP, que vai decidir se aprova ou não o registro da candidatura. O prazo para a decisão se esgota em 12 de setembro. Os candidatos podem ainda recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia também: