Minas: Lula segue na liderança, mas vantagem cai pela metade
Na disputa pelo governo estadual, Geinial/Quaest aponta Zema como favorito com 24 pontos de vantagem

Michel Medeiros
Em Minas Gerais, Lula (PT) segue na liderança pela presidência, com 42% das intenções de votos, mas Bolsonaro (PL) avança, com 33%. De acordo com os dados da Geinial/Quaest, divulgados nesta 6ª feira (12.ago), a diferença entre os candidatos caiu pela metade entre julho e agosto, de 18 para 9 pontos percentuais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda na corrida ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 6%, e Simone Tebet (MDB) foi citada por 1% do eleitorado mineiro. Os demais candidatos não pontuaram.
Na disputa pelo governo do estado, Romeu Zema (Novo) aparece com 46% das intenções, e pode ser reeleito ainda em primeiro turno. Alexandre Kalil (PSD) em segundo, com 24%; Carlos Viana (PL), com 6%; Vanessa Portugal (PSTU), 2%; Marcus Pestana (PSDB) e Lorene Figueiredo (PSOL) estão empatados com 1%.
No cenário, chama atenção a disparada do candidato no Novo, que abre 24 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado. Em Minas Gerais, os indecisos contabilizam 12% dos entrevistados e os votos branco e nulo somam 9%.
Foram ouvidas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, de 6 e 9 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e grau de confiança de 95%. Os protocolos de registro são MG-09990/2022 e BR-08299/2022.