Lula consegue reunir 9 partidos e terá o maior tempo de rádio e TV
Com apoio de três siglas, Bolsonaro vem em seguida; veja a divisão
Rafaela Vivas
Após o fim do prazo para as convenções partidárias, que se encerrou nesta 6ª feira (5.ago), definidos os candidatos e as coligações para as eleições de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu formar o maior bloco partidário na disputa pela presidência deste ano, com nove partidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), vem na sequência com 3 legendas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O apoio das legendas impacta no tempo de propaganda e fundo eleitoral, que são definidos de acordo com o número de partidos na coligação. A soma da bancada no Congresso Nacional é o principal critério.
A candidatura de Lula, do PT, terá o apoio do PSB, Solidariedade, PCdoB, PSOL, Avante, PV, Rede e Pros. As legendas, somadas, elegeram 130 deputados federais, 12 senadores e oito governadores em 2018. O tempo de propaganda no rário e na televisão será de 3 minutos e 16 segundos.
Jair Bolsonaro, do PL, que contará com o apoio do Progressistas e Republicanos na disputa à reeleição, terá 2 minutos e 40 segundos para apresentar suas propostas. Em 2018 essas siglas juntas elegeram 101 deputados federais, sete senadores e um governador.
Na sequência, Simone Tebet, do MDB, que se aliou ao PSDB, Podemos e Cidadania, terá 2 minutos e 16 segundos de propaganda eleitoral no rádio e tv. Soraya Thronicke, do União Brasil, 2 minutos e 7 segundos, e Ciro Gomes, do PDT, com 50 segundos de tempo para a propaganda eleitoral. Os demais candidatos ao Palácio do Planalto terão entre 6 e 20 segundos.
A divulgação da divisão do tempo será feita oficialmente pela Justiça Eleitoral no dia 12 de agosto. A estimativa de tempo de cada um foi feita com base nos anúncios oficiais dos partidos.
A legendas usam o mesmo modelo de cálculo usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O horário eleitoral gratuito será exibido de 26 de agosto a 29 de setembro. Em caso de segundo turno, será transmitido de 7 a 28 de outubro.
Leia também
+ Emissoras de rádio e TV fecham parceria para transmissão de debate