Lupi responde ataques ao PDT no Ceará e diz que partido apoia mulheres
Presidente citou decisão da sigla em apoiar Roberto Cláudio, em vez da reeleição de Izolda Cela
O presidente do PDT, Carlos Lupi, respondeu, nesta 4ª feira (20.jul), as críticas ao partido pela escolha em apoiar o ex-prefeito Roberto Cláudio na disputa ao governo do Ceará. No início da semana, o PDT cearense tomou a decisão em vez de apoiar a reeleição da atual governadora, Izolda Cela, no cargo desde abril.
Desde que o partido anunciou o apoio a Roberto Cláudio, a sigla tem recebido críticas por ter optado por ele e não por uma mulher. Izolda é a primeira governadora na história cearense.
Durante discurso na convenção partidária em Brasília, Lupi defendeu a decisão do partido, e afirmou que a sigla apoia mulheres. O pedetista também rechaçou as críticas à legenda, e contou com declarações de apoio de mulheres após o anúncio. Entre elas, a presidente nacional do PDT Diversidade, Amanda Anderson.
As declarações vieram um dia após o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciar o início de tratativas para um nome ao governo cearense -- antes, a sigla apoiava a atual governadora Izolda, que foi eleita como vice do ex-governador petista Camilo Santana. Em nota, diretório estadual do PT criticou o PDT, e acusou o partido de ter se "fechado em copas", recusando qualquer tentativa de diálogo entre os dois partidos no Ceará.
O estado é reduto eleitoral de Ciro Gomes. A decisão do partido em apoiar Robeto Cláudio é apontada como uma vitória do agora candidato ao Planalto.