PDT abre convenções nesta 4ª ainda sem vice para Ciro
Isolado, pré-candidato busca solução no próprio partido
O PDT dará a largada das convenções partidárias nesta 4ª feira (20.jul) e, a menos de 24 horas da reunião, ainda não tem vice definido para a chapa do presidenciável Ciro Gomes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A candidatura de Ciro, porém, não tem recuo, segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi. Na nota de convocação para a convenção nacional, ele destacou que "o nome do pré-candidato Ciro Gomes será ratificado como o candidato da legenda trabalhista ao Palácio do Planalto".
Dois nomes têm sido cotados: a senadora Leila Barros (DF) e a ex-reitora da Universidade de São Paulo (USP) Suely Vilela. Na eleição passada, Ciro também compôs com uma mulher, a senadora Kátia Abreu que também foi anunciada em cima da hora.
Os pedetistas também terão que decidir os demais candidatos pelo país e as coligações partidárias a serem firmadas para o pleito de 2022, além de assuntos gerais relativos à conjuntura política do País.
Ciro ficou isolado na pré-campanha e a tendência é de formar uma chapa pura, com outro político pedetista. Não aglutinou em torno de si as forças da esquerda, que se juntaram com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também não conseguiu avançar nas articulações com os partidos que defenderam a chamada terceira via, e que terminaram apresentando pré-candidaturas de Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União).
A convenção do PDT será realizada de forma híbrida, simultaneamente presencial, na sede nacional da legenda em Brasília, e virtual, pela plataforma Zoom, a partir das 15h.