Simulações da Quaest/Genial apontam vitória de Lula no primeiro turno
Na pesquisa, o ex-presidente venceria em todos os cenários de intenção de votos estimulada
Edney Freitas
A pequisa Quaest/Genial para as eleições presidenciais divulgada nesta quarta-feira (8.jun) aponta vitória do pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 30%. Ciro Gomes (PDT), com 7%; André Janones (Avante) com 2%; e Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros), com 1% cada aparecem em seguida.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Sete pré-candidatos não pontuaram, segundo a pesquisa: Felipe d?Avila (Novo), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União Brasil), Santos Cruz (Podemos), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU). Votos brancos e nulos somam 7%. E 6% estão indecisos.
Lula venceria as eleições já no primeiro turno porque, de acordo com o levantamento, o percentual de votos no petista é maior do que a soma das intenções de voto nos adversários.
Em um segundo cenário com menos candidatos, Lula (PT) alcançou 47%. Bolsonaro (PL) 29%, Ciro Gomes (PDT) 9%, Simone Tebet (MDB) 3%. Branco, nulo ou não vai votar foram 7%. E os indecisos somam 5%.
Já em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro. O petista aparece com 54% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Quaest/Genial. Já o atual comandante do Palácio do Planalto tem 32%. Branco, nulo ou não vai votar somam 9% e os indecisos 3%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas duas mil pessoas entre os dias 02 e 05 de junho. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03552/2022.