Publicidade
Eleições

Juristas e acadêmicos pedem que ONU monitore as eleições no Brasil

Observatório alerta para "ataques à democracia e à Justiça brasileira" por Jair Bolsonaro

Imagem da noticia Juristas e acadêmicos pedem que ONU monitore as eleições no Brasil
urna
• Atualizado em
Publicidade

O Observatório para Monitoramento dos Riscos Eleitorais do Brasil encaminhou à Organização das Nações Unidas, um pedido de acompanhamentos das eleições deste ano. O documento é assinado por oitenta juristas e acadêmicos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Os especialistas alertam Diego Garcia, relator especial da ONU para a independência de juízes e advogados, para o que chamam de "ataques à democracia e à Justiça brasileira" por parte do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores.

Em entrevista exclusiva ao programa "Perspectivas", do SBT News, o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, falou em instabilidades políticas nas eleições:"e se o resultado for diferente desses que vocês estão percebendo, ou seja, que o ex-presidente Lula se eleja no primeiro turno, por exemplo, o que que pode acontecer, olha, eu não tenho como prever o que vai acontecer, Débora, mas é prudente que o TSE tome as providências para evitar que haja qualquer desconfiança sobre as urnas eletrônicas".

Flávio disse que a reação pode não ser pelas vias da Justiça: "olha só o dilema, você judicializa para eles próprios, entendeu? Não estão preocupados em respeitar a vontade da maioria da população. Isso é muito grave, o que vai acontecer eu não sei".

A pesquisadora Estefânia Maria de Queiroz, que integra o Comitê Executivo do Observatório para Monitoramento dos Riscos Eleitorais no Brasil, teme a incitação à violência: "a gente está assistindo mais ou menos em câmera lenta, a gente está sabendo que vai acontecer e que essas eleições provavelmente vão ter violência, então a gente não sabe exatamente o quanto."

Em sabatina no Senado americano, a futura embaixadora dos Estados Unidos no Brasil disse que tem muita experiência no monitoramento de eleições, e sabe que as do Brasil não serão um momento fácil por conta das falas do presidente. Mesmo assim, ela reforçou que a expectativa é de uma eleição livre e justa.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade