TJAL suspende eleição indireta para governador de Alagoas
Com a renúncia do ex-governador Renan Filho (MDB), oito candidatos disputam cargo
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) suspendeu, nesta quarta-feira (27.abr), as eleições indiretas para governador e vice-governador do estado. Cabe recurso da decisão. A Assembleia realizaria na próxima segunda-feira (02.mai), eleições indiretas para os cargos de governador e vice-governador do Estado, vagos com a renúncia do ex-governador Renan Filho, e de seu vice, Luciano Barbosa (MDB), que abriu mão do cargo ao eleger-se prefeito de Arapiraca, em dezembro de 2020.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Até hoje, oito candidatos haviam registrados candidaturas a governador e outros três para vice. Apoiado pela família Calheiros, o deputado estadual em primeiro mandato, Paulo Dantas (MDB) era o favorito para se eleger indiretamente devido seu partido ter 15 deputados estaduais, o que forma maioria absoluta para a vitória.
Medindo forças com os "Renans", o deputado estadual, Rodrigo Cunha (União Brasil), conta com apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB), do partido que conseguiu suspender as eleições na Justiça.
Outros deputados locais registraram candidaturas, Cabo Bebeto (PL) e Davi Maia (União Brasil), além do bombeiro militar Luciano Valdomiro Silva Fontes, o servidor público Flávio Henrique Catão Nogueira, fisioterapeuta Antônio Pereira Chicuta Neto, e o empresário e corretor de imóveis Stenio Luís Pereira da Costa e Silva Filho.
1. No entendimento do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a realização do pleito estava contrariando o a Constituição Federal e Estadual. "Incompatível com os ditames das Constituições Federal e Estadual, eis que contraria as mais basilares garantias correspondentes à legitimidade do pleito", argumentou os socialistas.
"Determino a suspensão de todos os efeitos do edital de convocação das eleições indiretas para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado de Alagoas expedido pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, e, por via de consequência, as eleições indiretas designadas para às 10h, do dia 02/05/2022", determinou a juíza da 18ª Vara Cível de Maceió, Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso.
Leia também: