MDB se reúne com Lula, mas siglas evitam falar em ofensiva contra Tebet
Jantar com o ex-presidente petista ocorre nesta 2ª feira na casa do ex-senador Eunício Oliveira, presidente do MDB-CE
Larissa Arantes
Petistas afirmam que o jantar com o ex-presidente Lula (PT) na casa de um dos principais caciques do MDB, o ex-senador Eunício Oliveira (CE), será para garantir o maior número possível de apoios ao ex-presidente. No entanto, o evento acontece em um reduto emedebista e o partido já lançou oficialmente o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à corrida presidencial deste ano.
O evento está marcado para 20h desta 2ª feira (11.abril) na residência em Brasília do presidente do MDB do Ceará. "Não estamos fazendo nenhuma ofensiva. O MDB sempre teve muitos segmentos que têm uma forte proximidade com o PT", afirmou o senador Humberto Costa (PT-PE). O senador Renan Calheiros (MDB-AL), por exemplo, já se manifestou publicamente a favor de que o partido faça uma aliança com Lula. "Pessoalmente defendo que se o MDB não tiver um candidato competitivo é mais consequente uma aliança com Lula", afirmou em 31 de janeiro em postagem em seu Twitter:
Tivemos uma conversa com presidente Lula sobre Democracia, institucionalidade, economia e eleição. Inclusive a última, que elegeu Bolsonaro e quebrou o Brasil. Pessoalmente defendo que se o MDB não tiver um candidato competitivo é mais consequente uma aliança com @LulaOficial pic.twitter.com/Y87dDiUCtg
? Renan Calheiros (@renancalheiros) January 31, 2022
O encontro desta 2ª feira na casa de Eunício Oliveira ocorre em meio às negociações do MDB, PSDB e União Brasil para definir um nome de consenso entre as legendas que represente o "centro democrático" do pleito. Questionado sobre o tema no domingo (10.abril) durante sabatina na Brazil Conference 2022, Simone Tebet foi enfática em dizer que os nomes já colocados para a disputa de outubro irão respeitar a decisão tomada pelos presidentes do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP); do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE) e do PSDB, Bruno Araújo (SP). "Estaremos no palanque unidos", destacou. A definição será anunciada no dia 18 de maio.