Publicidade
Eleições

Google e TSE fecham parceria nas eleições municipais para combater a desinformação

Acordo busca fornecer dados para o eleitor para que não caia nas armadilhas de conteúdo falso; Página terá painel com informações oficiais do tribunal

Imagem da noticia Google e TSE fecham parceria nas eleições municipais para combater a desinformação
Google e TSE fecham parceria nas eleições municipais para combater a desinformação
• Atualizado em
Publicidade

Ministro enxega em parceria uma forma de preservar o eleitor contra a desinformação disseminada na web. Foto: Reprodução/TSE


O Tribunal Superior Eleitoral e a empresa de tecnologia Google anunciaram na quinta-feira (01 out.) uma parceria para garantir a melhor qualidade das informações que são entregues pelo sistema buscador Google. Assim, é esperado que a pesquisa das informações tenha mais qualidade, evitando que o usuário caia em conteúdo falso e gere desinformação.

Os brasileiros que fazem pesquisas no sistema de busca poderão acompanhar as informações oficiais sobre eleições municipais, as principais datas, informações, respostas e dúvidas sobre todo o processo eleitoral. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que a parceria é feita em boa hora para potencializar o acesso à informação de qualidade e verdadeira e reprimir comportamentos que procura destruir reputações e a democracia.

"Temos mais dados, mais informações e mais capacidade de participar esclarecidamente da vida do país", explica Barroso.

Quando o usuário do buscador pesquisar por "Como votar" na página de Busca, o sistema vai mostrar um painel com informações oficiais que serão fornecidas pelo TSE, como documentos necessários para votar, uso da urna eletrônica, ordem de votação dos candidatos e o horário de votação.

"Uma das melhores formas de fazer isso é criando maneiras para conectar, de forma simples e rápida, os eleitores brasileiros a conteúdos confiáveis e de qualidade e ajudá-los a tomarem decisões bem informadas. É justamente isso o que estamos promovendo por meio dessa parceria com o TSE", explica Marcelo Lacerda, diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil.

Além disso, serão destacadas os cuidados sanitários para se proteger e evitar a contaminação por coronavírus durante o dia da votação. O recurso lançado se junta a outro painel de informação que ajudará os usuários de internet a tirar dúvidas sobre título de eleitor, com material desenvolvido pelo principal tribunal eleitoral. "Democracia existe para que as pessoas possam votar de maneira informada, estando expostas a múltiplas visões de mundo que se apresentam numa sociedade aberta e plural, participando do debate público de maneira informada e esclarecida", conclui o ministro do TSE.

O convênio assinado entre as duas instituições vai até o dia 19 de dezembro de 2020, com o fim do processo eleitoral no país.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade