Vale anuncia Gustavo Pimenta como novo presidente da empresa
Ele já atuava internamente como vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores
O Conselho de Administração da Vale S.A. definiu, por unanimidade, Gustavo Pimenta como presidente da companhia, nessa segunda-feira (26). Ele já atuava internamente como vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores.
+ Vítimas de Brumadinho destinam R$ 2,2 milhões ao Rio Grande do Sul após enchentes
Em nota oficial, a Vale afirma que a seleção foi fruto de um "rigoroso processo de seleção suportado por empresa de padrão internacional, em conformidade com o Estatuto Social da Vale, políticas corporativas, regulamento interno do colegiado e legislações aplicáveis". Em julho, uma consultoria foi contratada para auxiliar na seleção de nomes.
O presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel Stieler, afirmou que Pimenta "reúne as competências necessárias" para que a empresa possa "aspirar um novo ciclo virtuoso". Mesma concepção do atual CEO, Eduardo Bartolomeo: "Com Gustavo Pimenta, acredito que a Vale seguirá firme em sua jornada rumo à liderança na mineração sustentável e na criação de valor para todos os stakeholders".
Quem é Gustavo Pimenta?
É um executivo com experiência global nos setores financeiro, de energia e mineração, e uma carreira desenvolvida ao longo de mais de 20 anos no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Em 2021, assumiu a posição de vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale S.A. Também foi responsável pelas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização.
Antes da Vale, Pimenta foi executivo da AES por 12 anos, acumulando ampla experiência como CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e Vice-presidente de Performance e Serviços da empresa.
Também atuou como vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup em Nova Iorque. É formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).