Economia

Tarifas dos EUA criam incertezas e oportunidades para exportadores brasileiros

Nova ordem no comércio internacional pode favorecer produtos brasileiros em diversos mercados, mas é precisocautela

Imagem da noticia Tarifas dos EUA criam incertezas e oportunidades para exportadores brasileiros

As recentes tarifas aplicadas pelo governo de Donald Trump vêm desenhando uma nova ordem no comércio internacional, o que tem deixado exportadores brasileiros em alerta. Apesar do cenário de incerteza, especialistas apontam que essa mudança pode trazer boas oportunidades para o Brasil.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Com a taxação que impactou a China e que deve atingir também o Canadá e o México os produtos brasileiros podem ganhar competitividade em diversos mercados internacionais. Um dos setores que já busca fortalecer seus laços com novos parceiros comerciais é o de insumos para a produção de calçados.

"A União Europeia também vai querer diversificar seus parceiros comerciais, então entendemos que o Mercosul pode se tornar um potencial parceiro. Isso abre um mercado gigantesco para o Brasil", afirma Luiz Ribas Jr, gestor de mercado internacional da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefato (Assintecal). Segundo ele, a Colômbia e o México já iniciaram diálogos com o Brasil em busca de alternativas.

O agronegócio brasileiro também pode se beneficiar desse novo cenário. Com a taxação dos Estados Unidos, a China respondeu com a imposição de uma tarifa adicional de 15% sobre produtos como frango, trigo, algodão e milho norte-americanos, abrindo espaço para um estreitamento ainda maior das relações comerciais com o Brasil.

No entanto, a pesquisadora da FGV/IBRE Lia Valls, especialista em comércio exterior, alerta para a volatilidade desse cenário. "O Brasil é um dos maiores exportadores de produtos agrícolas e alimentos, então há uma oportunidade. Mas é importante lembrar que, devido às incertezas das políticas de Trump, as mudanças tarifárias podem ser reavaliadas a qualquer momento", destaca.

Diante desse ambiente instável, a estratégia do Brasil deve ser a de avaliação cuidadosa das oportunidades.

Últimas Notícias