Tarcísio diz que ações da Sabesp irão a leilão em junho
Privatização da empresa foi aprovada no Legislativo estadual. Leilão concretiza passagem de controle do governo estadual às entidades privadas
O leilão da Sabesp vai acontecer em junho, disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante sua participação em uma conferência promovida pelo jornal Valor Econômico, em Nova York, nesta quarta-feira (15).
Na próxima segunda-feira (20), segundo o político, uma reunião será realizada entre o governo estadual e os municípios para substituir os contratos da companhia, no "último passo" para autorizar os leilões -- e, assim, privatizar a empresa.
A Sabesp é responsável por distribuir água e coletar esgoto em 375 municípios do estado e desestatizá-la era uma promessa de campanha de Tarcísio.
O projeto aprovado em dezembro de 2023 pelos deputados estaduais, e recentemente aderido pelos vereadores da capital, prevê que as ações da estatal sejam comercializadas em um leilão na bolsa de valores com as entidades interessadas. Hoje, o governo estadual é dono de 50,3% da empresa.
O governador disse ainda que os investidores americanos a quem ele apresentou as possibilidades de investimentos em São Paulo "só querem saber da Sabesp". Especialistas ouvidos pelo SBT News haviam projetado um grande interesse privado na companhia.