Publicidade
Economia

Rio continua como sede do Web Summit até 2030

Evento de inovação e tecnologia deve reunir cerca de 30 mil até dia 30, no Riocentro

Imagem da noticia Rio continua como sede do Web Summit até 2030
Paes, prefeito do Rio, discursa na abertura do Web Summit. | SBT
• Atualizado em
Publicidade

A terceira edição do Web Summit Rio começou neste domingo (27) com a promessa de continuar na cidade pelas próximas cinco edições.

O evento, criado por Paddy Crosgrave em Lisboa para reunir lideranças nas áreas de tecnologia e informação, deve reunir cerca de 34 mil pessoas entre domingo e quarta-feira (30). Na primeira edição, em 2023, foram 21 mil presentes. Mais de 200 mil pessoas participam de missa na Praça de São Pedro, no Vaticano

A abertura, no palco central lotado, contou com a participação do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), da ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e do presidente do sistema Fecomércio, do qual o Senac faz parte, Antonio de Queiroz Junior.

Web Summit deve continuar a ser sediado no Rio até 2030. | SBT
Web Summit deve continuar a ser sediado no Rio até 2030. | SBT

Em inglês, Paes fez um discurso em que destacou a vontade de fazer o Rio a cidade da inovação no Brasil, trazendo investimentos em Inteligência Artificial e infraestrutura na área do Porto Maravilha. O prefeito disse que a cidade não só tem vocação para sediar eventos globais — citando o show de Lady Gaga em Copacabana no próximo sábado (3) — como pretende investir em internet potente e de baixa latência e fornecimento de energia limpa para garantir o desenvolvimento de soluções em IA.

Queiroz, do Senac, destacou a importância de disseminar conhecimento para abastecer a cadeia de tecnologia e a ministra Luciana Santos reforçou a importância de investir em cadeias de alto valor agregado, como as de tecnologia.

Luciana destacou programas como o Centelha, que já ajudou a financiar mais de mil startups (empresas inovadoras em estágio inicial), investimento do governo federal para incentivar a inclusão de mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia. "A diversidade leva à excelência", disse durante a abertura, num momento em que os programas de diversidade e inclusão têm sido cancelados nos Estados Unidos por incentivo do presidente Donald Trump.

A ministra Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, defendeu a diversidade na abertura do Web Summit. | SBT
A ministra Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, defendeu a diversidade na abertura do Web Summit. | SBT

+ Trump é o presidente com pior aprovação em 100 dias de mandato em 80 anos, aponta pesquisa

O Web Summit tem uma agenda especial para mulheres na tecnologia, mas também traz especialistas em inovação no sistema bancário, comércio e na indústria criativa, inclusive com discussões sobre creators e a indústria de mídia.

Um dos principais objetivos do evento é apresentar startups a potenciais investidores, fomentando o crescimento de novas empresas especialmente de tecnologia.

Web Summit em números

O evento ganhou edições em Vancouver, no Canadá, e em Doha, no Qatar. A edição tradicional em Lisboa, iniciada em 2016, é considerada um dos principais impulsionadores das startups em Portugal, e especialmente em Lisboa, onde muitos empreendedores de vários locais da Europa e do mundo escolhem se fixar.

Nesta terceira edição carioca, o Summit calcula ter um impacto de R$ 170 milhões para a cidade.

Publicidade

Assuntos relacionados

Web Summit
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade