Publicidade
Brasil

Ministério Público arquiva inquéritos sobre mortes nas operações na Baixada Santista (SP)

Decisão foi tomada após análise de imagens, depoimentos e laudos periciais sobre as ações policiais em 2023 e 2024; 84 pessoas morreram durante operações

• Atualizado em
Publicidade

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) decidiu manter arquivados 11 inquéritos que investigavam a atuação de policiais militares durante as operações Escudo e Verão, realizadas na Baixada Santista, no litoral do estado, em 2023 e 2024. Pelo menos 84 pessoas morreram nas ações.

+ Polícia Civil fecha fábrica ilegal de acessórios de armamento no Rio de Janeiro

Segundo o MPSP, a decisão foi tomada após análise das imagens das câmeras corporais, depoimentos de testemunhas, interrogatórios dos policiais e laudos periciais.

O Ministério Público informou que instaurou um Procedimento Investigatório Criminal para cada morte decorrente de intervenção policial durante as operações.

No total, 92 pessoas foram ouvidas, 330 gravações foram analisadas — somando 166 horas de vídeos — e 167 interrogatórios foram conduzidos, além da realização de várias perícias.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado afirmou, em nota, que as operações resultaram na prisão de 2.013 pessoas, incluindo 826 foragidos da Justiça, além da apreensão de 119 armas de fogo e 2,6 toneladas de drogas.

Sobre as mortes registradas nas ações, a secretaria informou que todas foram rigorosamente apuradas, com acompanhamento das corregedorias, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Com a decisão, não há mais casos em aberto para apurar a conduta dos policiais nas duas operações.

+ Debate sobre IOF é simples do ponto de vista jurídico, mas se tornou complexo por questões políticas, diz Flávio Dino

+ Ataque hacker: o que já se sabe sobre ação criminosa que desviou R$ 1 bilhão de instituições financeiras

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade