Publicidade
Mundo

Trump é o presidente com pior aprovação em 100 dias de mandato em 80 anos, aponta pesquisa

Levantamento mostra rejeição às políticas econômicas de Trump e temor de recessão entre a maioria dos americanos

Imagem da noticia Trump é o presidente com pior aprovação em 100 dias de mandato em 80 anos, aponta pesquisa
Presidente Donald Trump | Reprodução
Publicidade

Donald Trump tem a menor taxa de aprovação nos primeiros 100 dias de mandato de qualquer presidente nos últimos 80 anos nos Estados Unidos, segundo pesquisa Ipsos encomendada pelo canal de TV ABC News e o jornal Washington Post.

Apenas 39% dos entrevistados disseram aprovar a forma como Trump está conduzindo seu trabalho como presidente, enquanto 55% disseram desaprovar. Outros 5% não responderam.

O recorde anterior de menor aprovação para um presidente com 100 dias de mandato, em pesquisas que datam de 1945, era de Trump em 2017, com 42%.

+ Trump perdoa política de Nevada que usou dinheiro de homenagem a policial morto para pagar cirurgia plástica

As principais críticas a Trump são sobre a economia, que ele promete recuperar. 72% disseram acreditar que é muito ou um pouco provável que suas políticas econômicas causem uma recessão no curto prazo.

73% disseram que a economia está em má situação, 53% afirmaram que ela piorou desde que Trump assumiu o cargo e 41% disseram que suas finanças pessoais também pioraram.

72% afirmaram que os preços — que Trump, como candidato, prometeu conter — estão subindo. 71% disseram ver as novas tarifas como um fator negativo na inflação dos preços. E apenas 31% dos entrevistados disseram aceitar o argumento de Trump de que a economia sairá mais forte no longo prazo.

+ Cardeais brasileiros se preparam para o conclave

+ Pelo menos 11 pessoas morrem após carro atropelar multidão em festival no Canadá

Além da economia

As avaliações negativas vão além da economia. 65% disseram que a administração Trump está tentando evitar cumprir ordens de tribunais federais, e 64% afirmaram que ele está indo longe demais ao tentar expandir os poderes presidenciais. 72% disseram não acreditar que sua administração respeita o Estado de Direito.

A maioria também expressou preocupação de que o presidente fará esforços excessivos para reduzir o tamanho e o papel do governo (58%), alegaram que ele agiu além de sua autoridade como presidente sem justificativa (56%) e duvidaram do compromisso da administração Trump em proteger os direitos e liberdades dos cidadãos (55%).

Sobre as políticas de imigração promovidas por Trump, 53% afirmaram que desaprovam as medidas.

77% se posicionaram contra os cortes no financiamento federal para pesquisas médicas. 72% se opuseram ao aumento do papel do governo federal na gestão de universidades privadas, 67% se opuseram ao fim do direito de cidadania por nascimento e 66% se opuseram ao fechamento do Departamento de Educação.

Publicidade

Assuntos relacionados

Donald Trump
Estados Unidos
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade